quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Construção da Horta - Escolha do Local

Na hora de escolher o local para a construção da horta, é recomendável uma área próxima à escola, distante de fossas e esgotos. É conveniente que seja arejada, recebendo a luz direta do sol. O excesso de sombra compromete muito o desenvolvimento das hortaliças, entretanto, não é necessário que o local fique muito longe das árvores, porque elas abrigam pássaros que são úteis no controle dos insetos.
O terreno deve ser cercado para evitar a entrada de animais e, se houver na região problemas com ventos, recomenda-se a utilização de cercas vivas, que funcionam como barreiras. Outra precaução é evitar áreas alagadiças; no caso de não ter outra alternativa, fazer valetas para drenagem do excesso de água.
Finalmente, é necessário ter água disponível e de boa qualidade ( pura e sem contaminação) para a rega diária das plantas. Para realização dessa atividade, vamos utilizar a cisterna, captando água de chuva e economizando água da rede pública.

2 comentários:

Agroecologia no CEPARL disse...

Olá Professora Rosa.
Aqui é o profesor Gustavo, onde você postou comentário recentemente
è um enorme prazer ter correspondência com você e ver que os projetos são bem próximos.
Vamos continuar trocando idéias e tentar promover em breve intercâmbios.
Parabéns pelo seu projeto.
Força

Anônimo disse...

Parabéns professora Rosa!O trabalho que você vem executando na escola está cada vez melhor, a idéia de fazer uma horta aqui na escola foi genial.Que você continue assim com essa sua garra e força de vontade sempre...