domingo, 2 de novembro de 2008

Mudança de Hábito


Seis e cinqüenta da manhã. Abrem-se os portões da escola e entram alunos tagarelando, alegres como um bando de andorinhas forasteiras. Trazem às mãos sacolas com garrafas plásticas vazias o cheias de óleo usado.

Para quê?

As vazias irão para a fábrica de vassouras e o óleo, será reaproveitado na fórmula do sabão ecológico. Você percebe a dimensão da atitude dessas crianças? Estão, naturalmente, trabalhando para a concretização dos 8 Objetivos do Milênio. Retiram do mundo um entulho que, se jogado nos terrenos baldios, nas matas ou nos rios, acumularão um lixo secular; mas, se forem ecologicamente aproveitados poderão trazer recursos econômicos ou colaborar para um futuro mais digno para nossos descendentes.

A educação é um roteiro certo para despertar na consciência a responsabilidade de preservar o mundo. Educar é mudar hábitos. Se mostrarmos às crianças, as possibilidades de o Planeta ser, no futuro, um lugar de paz onde os homens consigam trabalhar para o bem de todos, teremos sem dúvida alguma, uma geração ecologicamente educada voltada para a valorização do ser humano e do espaço onde vive.

Cida Bassi

Nenhum comentário: