quinta-feira, 27 de março de 2008

Um mundo fantástico

Imagem: L.Fraceto

Olá a todos!

Participando do projeto comecei a pesquisar um pouco mais sobre o assunto hortas, cisternas, compostagem, educação ambiental e etc. Estou descobrindo um mundo fascinante, muito interessante... por exemplo acabei de descobrir que não é recomendado plantar abóbora e batata juntos... ainda não sei bem porque, mas vou pesquisar... rs... já o rabanete é amigão do alface e este ajuda a recompor o solo. Com esta experiência notei que apesar de minha infância em uma cidade pequena e com muito contato com terra, pasto, plantação, pomares, natureza em geral, tenho pouquíssimo conhecimento no assunto, mas muito mais que muita gente. Hoje li uma matéria sobre um projeto ambiental para crianças onde muitas nunca haviam visitado uma mata. Haviam crianças que diziam "Eu quero plantar um pé de queijo!!!". Parece fantasia, mas é realidade!!! Isso demonstra distância que existe entre as pessoas que são o futuro deste planeta com a natureza, com isso a tendência destas pessoas seria destruir o que não se conhece, pois não sabem da importância. Neste cenário vejo um futuro triste. Mas o bom deste tipo de situação é que demonstra a importância de projetos como este, para que crianças não achem que água nasce das torneiras e de garrafas no supermercado... rs... e sim que existe algo grandioso por trás e que deve ser preservado. A natureza realmente é perfeita, nós é que bagunçamos tudo, mas é possível reverter isso com um pouco de consciência, estudo e "Mão na Terra".

Abraços e vamos pesquisar.

Mãos na Terra a todos!!!

Leandro

quarta-feira, 26 de março de 2008

Aproveitamento da água da chuva

Imagem: Corbis


A importância de racionalizar o uso da água vai além das crises de abastecimento, pois as cidades sofrem também com problemas de enchentes.
Neste sentido vem-se tornando cada vez mais necessário a adoção de alternativas seguras que possibilitem o uso racional da água potável, principalmente através da redução per capita do consumo.
O aproveitamento de água pluvial surge como uma medida que tenta resolver o grave problema de escassez de água, que já atormenta um grande número de pessoas pelo mundo e que, em um futuro próximo, alcançará maiores proporções.

A atividade envolvendo a utilização de cisterna tem por objetivo aproveitar as instalações da escola para captar água da chuva, armazenar e aplicar na irrigação da horta, além de redução do consumo e custo do fornecimento de água da rede pública.

A idéia é compor uma série de conhecimentos com potencial multiplicador.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Caminhada pela preservação das águas

No último dia 19, em comemoração ao Dia Mundial da Água, os alunos da 3° série do ensino fundamental, acompanhados pela professora Tatiana e o Sr. Roberto, vice-diretor da escola, participaram da caminhada de quase 4 quilômetros às margens do Ribeirão Vermelho, localizado no bairro Urbanova.

Durante o percurso os alunos plantaram diversas mudas de árvores.

quarta-feira, 19 de março de 2008

22 de Março - Dia Mundial da Água


Vou confessar uma coisa pra vocês:
sem ela eu não posso viver!
Apaixonado, eu???
Que nada, eu estou falando é da água.
Hoje é comemorado o Dia Internacional da Água.
Todos nós sabemos que uma água sadia é indispensável para as pessoas e para o planeta.
A decisão de criar o Dia Internacional da Água foi tomada em junho de 1992, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro.

O dia de hoje é uma oportunidade não só de lembrar a importância da água para a humanidade, mas também a necessidade de tomar medidas para oferecer água potável a todos os povos do planeta.

segunda-feira, 17 de março de 2008

Convite

A Prefeitura da Cidade de São José dos Campos, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, tem o prazer de convidá-lo(a) para, em comemoração ao “DIA MUNDIAL DA ÁGUA”, realizarmos juntos uma Caminhada pela preservação das águas. Data: 19 de março de 2008 – 4º feira Horário: 8h30min Local: Nascente do Ribeirão Vermelho Rua UB 88 – Bairro Urbanova Contamos com sua presença. Orientação: vestimenta adequada - boné, calça comprida, calçado fechado e confortável, protetor solar repelente e lanche leve (obs: a camiseta deverá ser preferencialmente branca). Percurso:

sábado, 15 de março de 2008

Dia Mundial dos Direitos do Consumidor

O dia 15 de março é o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor.
E você sabe por que esse assunto é do seu interesse? Nós vamos explicar.
Todo ser humano é um consumidor.
As pessoas comem, vestem-se, divertem-se; compram apartamentos, móveis, CDs, revistas, livros, eletrodomésticos e utilizam serviços telefônicos e bancários, entre muitas outras coisas.
Resumindo, consumidor é toda pessoa física (indivíduo) ou jurídica (empresa, associação ou qualquer outra entidade) que adquire um produto ou serviço para uso próprio.
As empresas ou pessoas que produzem ou vendem produtos ou serviços são chamadas de fornecedores e tudo o que oferecem aos consumidores deve ser de qualidade, com um preço justo e que atenda àquilo a que se propõe, sem enganar o comprador.
É um direito do consumidor, garantido pela Lei no 8.078, de 11/09/90, que criou o Código de Defesa do Consumidor.

Mas para que todos consigam defender seus interesses é importante que cada um de nós contribua com o seu comportamento cuidadoso e vigilante.

Dicas para consumir melhor

IBGETENN

O futuro do mundo em nossas mãos

imagem: www.corbis.com

Quanto ainda a natureza precisa ser destruída para que você se convença de que devemos unir forças para construir um mundo melhor?
Algumas pessoas já se conscientizaram que é hora de agir e dedicam seu tempo e energia para ajudar a colocar em prática projetos capazes de produzir efeitos sensíveis na vida das pessoas; Com o envolvimento de todos e a especial colaboração do analista de sistemas da Embraer, Leandro Fraceto, voluntário da escola, o projeto “Mão na Terra” foi contemplado no Programa Ação na Escola, do Instituto Embraer.

O sonho agora é possível!

sexta-feira, 14 de março de 2008

Como tudo começou...


Como tudo começou... pelo menos do meu ponto de vista.
Olá a todos!
Participar deste projeto está sendo muito importante, principalmente para reforçar vários conceitos que introduzi em minha vida. Entre eles está o "Ajudar ao próximo simplesmente por ajudar..." como isso é bom... vocês não tem idéia...
Hoje este projeto está se iniciando e terá muitos frutos e gostaria de relatar para vocês como tudo começou...
Em meados de outubro recebi um convite do Instituto Embraer para uma palestra sobre um programa chamado "Programa Ação na Escola" (PAE). Pois bem arrumei um tempo em minha agenda e fui escutar o que a Cibele tinha para dizer e saber o que era o PAE. Achei simplesmente fascinante a idéia do PAE onde em uma parceria entre Instituto Embraer, voluntário e Escola, o Instituto iria contemplar projetos que estivessem de acordo com a metodologia indicada e cumprissem vários requisitos.
Mais informações no site:
http://www.cidadaniaembraer.org.br/site/pagina.php?idmenu=83 )
A partir daí, encontrei uma pequena dificuldade para poder participar. Não sou de São José dos Campos, moro aqui a algum tempo, mas não tive a vivência de escola primária, secundária, etc. Já vim para cá formado, para trabalhar. Com isso deixei meu nome com o Instituto a disposição caso aparecesse uma escola precisando de ajuda.
Pois bem, como diria a Lei da Atração, várias vontades por um único objetivo... só poderia se concretizar.
Um belo dia a Cibele entra em contato comigo dizendo que a escola Professora Dinorá P. R. de Brito tinha um projeto e precisava de um voluntário para auxiliar. Bem, com isso, pensei... "Vou ligar lá, procurar o reponsável e solicitar o material que eles tem para o projeto. Se for bacana e eu me identificar, vou ajudá-los." E era, era nada, é um trabalho bacana.
A partir daí comecei a falar com a Prof. Rosa e aí começou, e-mails para lá e e-mails para cá. Tinhamos poucos dias para cadastrar o projeto. Foi uma correria.. rs.. a Prof. Rosa me enviava os dados e eu ia validando. Acho que a correria maior foi dela e dos demais professores para fornecer todas as informações necessárias.
Por fim conseguimos ter todas as informações cadastradas. Juntamos a isso tudo a documentação exigida e o projeto foi entregue para avaliação. A partir daí meus queridos, foi mais ou menos um mês de expectativa até a resultado sair.
Passado este período, no dia do meu aniversário, recebi um dos melhores presentes que poderia ter recebido. Um comunicado dizendo que o projeto havia sido contemplado... uhuuuu... alguns podem achar "bobeira" mas ainda fico com os olhos cheios d'água quando me lembro do sentimento de ter ajudado a concretizar algo que é muito importante para outros... não tem como se descrever isso... só sentindo mesmo para saber.
Comuniquei a Escola e a Prof. Rosa que também ficaram muito felizes com isso.
Na verdade, ouvi um grito do outro lado da linha quando contei para a pessoa que havia me atendido... rs.
Agora, é muito trabalho de todos e muita conscientização ecológica para concretizar o Projeto Mão na Terra e fazê-lo render muitos frutos.

A todos "Mãos na terra" e um grande abraço.

Leandro.

segunda-feira, 3 de março de 2008

Toda semente quer brotar...

Imagem: Corbis
Todo projeto ambiental nasce do enorme desejo de mudanças... E na nossa escola não foi diferente, um desejo enorme de ações transformadoras e práticas possíveis no dia a dia da comunidade escolar.
A realização desse projeto é muito importante para todos nós. Ele nasceu da dificuldade que encontramos todos os dias, ao tentarmos promover a consciência ambiental junto aos alunos, cujo os desejos são, na maioria das vezes, baseados em valores da cultura de consumo, em que o ter é muito mais importante do que o ser. E o nosso objetivo não se resume a disseminar informações sobre como cuidar do meio ambiente, mas promover uma nova postura diante da vida.
O projeto precisava acontecer, então, pais, alunos , professores e funcionários da escola foram convidados para um encontro com a finalidade de conhecer e participar do projeto de educação ambiental da escola: “Mão na Terra”.
Debatemos várias ações para solução dos problemas ambientais na escola, desde as mais simples, como a gestão do lixo até a conscientização das pessoas de uma postura ambiental saudável . Mas, para que isso aconteça, concluímos que é necessário que todos vivenciem práticas ambientais corretas, sendo o cultivo de produtos naturais orgânicos, a economia de água através do uso da cisterna e o reaproveitamento de materiais orgânicos na compostagem utilizados para possibilitar essa experiência na escola.
São vários os desafios que precisamos superar para que os alunos possam vivenciar essas experiencias na escola, pois o caminho para um mundo mais solidário, justo e sustentável é o fortalecimento dessas experiências.
Venha participar com a gente!